Pages

22 outubro 2012

PRECIPITADA AFIRMAÇÃO DO SECRETÁRIO ADJUNTO


A última semana para o 2º turno das eleições municipais em São Luís é marcada por um clima tenso. De um lado, o atual prefeito, João Castelo, tem tido problemas com a sua campanha o que tem potencializado seus ataques ao adversário e sua família sem que isso tenha se revertido em mudança dos números das pesquisas de intenções de votos apresentados pelos institutos, que mantém a diferença entre os dois.
A sede pelo poder tem trazido à tona táticas de guerrilha, de lado a lado.
Do lado do Castelo as criticas se intensificam trazendo a religião para o campo da disputa política, por ser o seu adversário, evangélico. Edivaldo aparece junto com seu grupo em vídeo conclamando militares e bombeiros a formar o Comitê dos Militares para 2012. Em determinado trecho do vídeo é possível ouvir: É PIOR QUE O GRUPO QUE MATOU BIN LADEN.
É clara a necessidade de se trazer Forças Federais para o pleito que se aproxima, não só para evitar abusos de poder, mas também fraudes e a possível violência entre os partidários de parte a parte que pretendem ganhar o poder custe o que custar.
Sobre o vídeo que circula pela internet, me permito discordar do secretário adjunto de Segurança Pública, Laércio Costa, quando afirma que “a veracidade do vídeo é clara”. Como profissional de comunicação com experiência em edição de áudio e vídeo, vejo que o vídeo PODE se tratar claramente de uma montagem, ou mesmo fruto de edição. O inicio do vídeo mostra-se muito picotado, fruto de vários cortes, que pode decorrer de várias “paradas” durante a gravação ou de vários cortes na edição o que se caracteriza montagem, pois o conteúdo pode ser manipulado em conformidade com interesse de terceiros. Na parte final do vídeo, o áudio pode ter sido gravado em outro momento e acrescentado posteriormente. Há que se fazer uma perícia por profissionais qualificados para comprovar a veracidade do vídeo, que JAMAIS poderia ser dada como clara.
De outro modo, quando em nota o candidato Edivaldo Holanda Jr, afirma, "desafiamos o Sr. João Castelo a apresentar um único ato de violência que foi praticado por essa suposta milícia" dá a entender que milícia deve ser considerada apenas na acepção negativa do termo, grupo de militares que praticam violência, o que na realidade não deve chegar a tanto.
Do exposto, dois pontos devem ser analisados:
- Vemos de que lado o principal grupo de comunicação do Estado se colocou;
- Mesmo que o vídeo seja uma montagem é preciso que seja aberta uma investigação ampla para saber o que se pretendia com Comitê dos Militares e quais as ações que pretendiam realizar durante as eleições deste domingo; Entretanto, é necessário que a investigação seja feita por forças federais, pois a polícia do nosso estado hoje não é imparcial, pelo menos o seu comando.

Emerson Marinho
DRT: 1813