Pages

24 agosto 2009

MARINA SILVA AFIRMA QUE MODELO DE DESENVOLVIMENTO NÃO É SUSTENTÁVEL

By Emerson Marinho 
A palavra da moda atualmente é sustentabilidade. Empresas das mais diferentes atividades, grandes ou pequenas, politicamente corretas ou não utilizam este verbete para justificar que tem preocupação com o meio ambiente. Segundo o Relatório de Brundtland de 1987, sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Na prática vemos empresas, como as de celulose que utilizam matéria prima em estado bruto, ou commodity para a elaboração de produtos industrializados, uma parte da matéria prima é decorrente do uso de produtos ainda virgem dados como cultivados. Outras como a Vale que há vários anos vem explorando abusivamente do nosso solo, poluindo-o com materiais tóxicos, e realizando intensa erosão, sem que o Estado e o seu povo tenham um retorno satisfatório de seus lucros.

Para justificar as agressões ao solo, à terra e à água dos nossos rios e reservas subterrâneas de água, criou um parque botânico para sensibilizar o povo a crer que a empresa se preocupa com a proteção do meio ambiente. A tentativa é de mascarar a exploração desenfreada e sem limite que a empresa vem realizando no nosso Estado, que como um morcego, sopra para sugar o sangue da vítima. De outro lado vem patrocinando os principais meios de comunicação, até mesmo as rádios comunitárias, como a Rádio Comunitária Bacanga FM que fica na área de exploração da empresa, para calá-las e fazer com elas, não necessariamente fale bem da empresa, mas se calem por temer perder um dos seus principais mantenedores.

Em nível nacional a empresa Estatal, Petrobrás, justifica a exploração desenfreada das nossas riquezas naturais alegando que está produzindo a energia que impulsionará o país para o futuro. Marina Silva, ex PT, em entrevista à Folha, mostra a contradição da empresa de investir em sustentabilidade fazendo uso de matérias primas não renováveis. Confira parte da entrevista, publicada no dia 23 de agosto:

- O que não é sustentável hoje no Brasil?

O próprio modelo de desenvolvimento, que tem origem numa visão equivocada de que os recursos naturais eram infinitos. Temos de aprender a lidar com essa limitação no sentido de criar novas práticas, novas oportunidades, nova relação de produção e consumo.

- O programa nuclear brasileiro é sustentável?

Nós temos outras fontes de energia. Alega-se que são caras. E, na verdade, são. Mas a nuclear também é cara. Com uma diferença: a energia eólica e da biomassa são caras mas são seguras, a nuclear é cara e não é segura.

- O pré-sal é sustentável?

Os combustíveis fósseis são insustentáveis. O pré-sal tem de ser visto com os cuidados para que não façamos a apologia do recurso em si. É preciso que parte dos recursos obtidos sejam drenados para compensar os danos ambientais das emissões de CO2.

(Folha de SP, 23/8)