Pages

27 agosto 2013

ENQUANTO MÉDICOS ESTRANGEIROS SÃO HOSTILIZADOS, BRASILEIROS RECEBEM E NÃO TRABALHAM

Há três semanas o SBT Brasil mostrou reportagem realizada no Estado de São Paulo, mais precisamente no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros mostrando a farra dos médicos que assinavam o ponto e em seguida deixavam o hospital, sem atender a nenhum paciente. A desfaçatez foi tão grande que tentaram justificar o injustificável, tentado passar para a sociedade ser algo legal e de conhecimento dos superiores.

Quanto pensávamos ser um caso isolado e a falta de vergonha se restringia a apenas alguns poucos médicos daquele centro de saúde, na noite de ontem e hoje (27/08) foram mostradas reportagens no mesmo jornal (SBT Brasil) denunciando as mesmas práticas em um hospital Público do Rio de Janeiro, em Araruama. Vários médicos foram flagrados assinando o ponto e deixando o posto de trabalho sem atender a um paciente sequer, um deles chegou até mesmo com roupa de academia e tênis. Nesse caso, só foi possível falar com um médico, pois os outros foram avisados e se esconderam. Alguns deles saíram pela porta dos fundos, no branco traseiro de carros de amigos e cobertos por lonas. O que mais impressiona é ter entre esses profissionais, políticos, um deles é ex-secretário municipal de saúde.

Claro que são casos isolados... Será? Pois, pelo que pudemos ver o mesmo crime foi cometido em dois centros de saúde nos dois principais estados na nossa federação. Me interrogo se a mesma prática não é repetida em outros hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, e nos outros estados do nosso país, e se os hospitais foram escolhidos a esmo pela reportagem ou já haviam denúncias que justificaram a seleção desses hospitais? Sinceramente espero que sejam exceção, mas ao que tudo indica, esses não são casos isolados, e como os conselhos regionais de medicina não tem a competência para investigar esses fatos (afinal não é de responsabilidade deles agir nesse sentido, mas bem que poderia ser) e não existem qualquer órgãos que "assuma" essa responsabilidade, a farra dos médicos fantasmas continuarão pelo nosso país, e no máximo serão afastados, mas nunca demitidos ou ressarcirão os cofres públicos.

Além de pagarmos médicos para não trabalharem, de ficarmos nas recepções dos hospitais esperando por horas por vezes dias para sermos consultados por um médico, quando somos atendidos; nos revolta sabermos que são esses mesmos médicos que gastam o seu "desocupado" tempo para fazer manifestações contra a vinda dos médicos estrangeiros vindos para "ajudar", a realizar um ato humanitário de salvaguardo da vida dos desassistidos pelos médicos "mercenários" que só pensam no próprio bolso.

Se de um lado o SBT Brasil mostra a irresponsabilidade de alguns médicos (pois acreditamos ser uma minoria) do outro está a Globo com seu Profissão Repórter mostrando médicos que exercem sua profissão sem a mínima condição de trabalho, e sabemos ser essa uma realidade habitual em nossos municípios. Fico com a dúvida se a Globo faz isso para politizar a discussão e polarizar como se a responsabilidade fosse unicamente do governo Federal, mais precisamente do PT.


Emerson Marinho 

Acompanhe na íntegra as duas reportagens do SBT Brasil e se indigne com as práticas reprováveis dos médicos fantasmas.


Exclusivo: SBT Brasil mostra farra dos médicos no Rio de Janeiro




SBT Brasil mostra farra dos médicos em São Paulo