Pages

05 agosto 2009

COMO ANDA A NOSSA CIÊNCIA?


* Emerson Marinho


“Pensamos que estamos em desvantagem em relação aos estudantes das demais universidades do país, mas estamos tão bem preparados quanto eles”, esta foi a conclusão a que chegou o estudante do 9º período de Ciências Sociais da UFMA, Leonardo Oliveira da Silva Coelho após ficar em terceiro lugar na premiação Sociólogos do Futuro que aconteceu no Campus da Praia Vermelha da UFRJ no final do mês de julho.
Isto nos faz refletir que temos uma considerável produção científica no Estado, tendo bastante qualidade, e com um avolumado número de cientistas tão capazes quanto os dos grandes centros. Mas por que temos tão pouca projeção?
A resposta não é tão simples, devido a quantidade de fatores envolvidos neste processo. Mas pretendo me ater a dois somente, por serem os mais visíveis: a falta de investimento e a de divulgação.
A primeira é explícita, as produções científicas são realizadas somente nos centros acadêmicos, quando muito, tendo o apoio de órgãos como o CNPq, que concedem bolsas para o desenvolvimento de pesquisas, mas ainda assim, o investimento no Estado ainda é muito pouco. Poucas também são as áreas que é visível este investimento, acontecendo muito mais na área técnica e da saúde e pouquíssimo investimento na área das humanas e sociais, por exemplo. Há de se destacar também o pouco interesse demonstrado pela grande maioria dos professores que muito pouco tem incentivado os estudantes a ingressar na área da pesquisa, limitando-se a formar técnicos.
Na área da divulgação vemos muitos poucos espaços que publicizam pesquisas científicas. Temos como exemplo o site da Fapema, que é muito mais um espaço para divulgação das pesquisas apoiadas pela instituição. A mesma instituição mantém um programa radiofônico que é veiculado na Rádio Universidade e Rádio Esperança FM de nome Inovação, homônimo da revista da fundação que segue a linha do site. Temos também o site da UFMA que vez por outra faz uso do seu espaço para divulgar as pesquisas realizadas na Academia, busca muito mais promover a instituição que fazer a divulgação propriamente dita. E por fim o Rádio Ciência, o mais antigo programa de Rádio Jornalismo do Brasil ainda em atividade. A ressalva feita a este programa, assim como aos outros meios de divulgação supracitados é que eles não discutem, e nem levam o público a discutir o assunto, se limitam a apresentar o resultado das pesquisas sem dizer de que forma elas interferem no cotidiano dos ouvintes. Mas isso é outra história e pauta para o nosso próximo texto.
* Bacharel em Comunicação Social e co-produto do programa Rádio Ciência