Pages

12 setembro 2009

ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO DA UFMA GANHAM PRÊMIO NACIONAL

By Emerson Marinho*

A Universidade Federal do Maranhão continua mostrando que existem bons profissionais em potencial dentro dos seus muros logrando reconhecimento nacional. A mais recente demonstração aconteceu durante o XXXII Intercom Nacional (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação) realizado na capital paranaense entre os dias 04 e 07 de setembro. Três trabalhos foram premiados no XVI Expocom – Jornada de Pesquisa Experimental em Comunicação que faz parte do Congresso.

O Expocom premia os melhores trabalhos de graduação em Comunicação Social estimulando o desenvolvimento da pesquisa experimental. Só este ano foram inscritos mais de mil trabalhos o que superou as expectativas dos organizadores que constatam o crescimento vertiginoso do evento ano após ano. Dos seis trabalhos apresentados pela Universidade Federal, três foram premiados.

Na categoria Áreas Emergentes e Produção Transdisciplinar em Comunicação, modalidade Portal, o trabalho vencedor teve como título: Maranhão Ciência: o portal do jornalismo científico, com a equipe: Israel De Napoli Câmara Santos, Izabel Caroline Gomes de Almeida, Ana Carolina das Neves Machado, Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, Seane Alves Melo, que tiveram orientação do professor Rogério Costa.

Na categoria Áreas Emergentes e Produção Transdisciplinar em Comunicação, modalidade Produção Multimídia (avulso) o premiado foi o Videotur, que teve em sua equipe: Ricardo Barbosa Fernandes de Sousa, Ilka Chaves Lima, Israel De Napoli Câmara Santos, Paola Frassinetti Coelho Botelho, Marçal Constâncio Vieira Ribeiro, sendo orientados pela professora Eveline Cunha.

E Comunicação e educação: a sensibilidade das relações no hipertempo, vencedor da categoria Cinema e Audiovisual, na modalidade Programa Avulso de Vídeo/TV que incorporava documentário, noticiário, entrevistas, variedades etc., sendo formado por Fábio Maikel Pereira Alves, Suelaine Soraia Cantanhede Pereira sob orientação da professora Rose Ferreira.

Lamenta-se, entretanto, que outros bons trabalhos não puderam ser apresentados simplesmente por não terem o devido apoio da universidade para conduzir os nossos jovens cientistas até Curitiba. O que se constata é que o que falta agora é mais apoio institucional e incentivo aos nossos pesquisadores, pois boas idéias, bons projetos e potencial, já ficou claro que temos. Esperamos que em 2010, quando o evento acontece na Universidade de Caxias do Sul (RS) tenhamos menos a lamentar e muito mais a comemorar.

* Bacharel em Comunicação e produtor do Rádio Ciência