Pages

20 julho 2013

MAIS UM SUPOSTO ERRO MÉDICO MOSTRA A INCAPACIDADE DE NOSSOS MÉDICOS

Inicialmente quero explicar o porquê da expressão “suposto erro médico”, simplesmente, por não ter provas cabais do erro que infelizmente ceifou a vida de mais uma inocente de apenas 3 anos de idade.

Na manhã da terça-feira (09) da semana passada, a vó da menina Giovanna resolve levar a criança ao hospital, mais precisamente ao Hospital da Criança localizado no bairro da Alemanha, o motivo seria uma febre intermitente que poderia ser causada por uma inflamação na garganta. Ao sair de casa a pequena Giovanna, consciente e andando com os próprios pés, dá até logo, sem saber que jamais voltaria a ver os pais; a irmã mais velha, de 5 anos de idade e um garotinho de apenas 1 ano; além dos amigos que conquistou, principalmente na igreja que desde cedo frequentava.

No hospital dezenas de crianças lotavam os leitos e dependências sofrendo com sintomas semelhantes. Os riscos de se contrair uma infecção hospitalar é grande, principalmente pela falta de limpeza do local, o banheiro, principalmente, parece mais um banheiro público de adultos que um banheiro para crianças, a fedentina exala e a falta de limpeza causa aversão às próprias crianças.

Apesar da febre, a pequena Giovanna não parece sofrer de nada mais grave, até que a aplicação de um medicamento, Plasil, faz a frequência cardíaca da menina aumentar, e mesmo depois do atendimento da médica, a garotinha não resiste e parte deste mundo.
No dia seguinte o laudo médico indica, além de parada Cardiorrespiratória (evidente), vermes, o que a meu ver não levaria a menina a óbito instantaneamente.

Além da dor da família de perder uma garota de futuro promissor, fica a incerteza do que de fato aconteceu com ela. Fico intrigado, pois já perdi uma afilhada de poucos meses de vida após tomar o mesmo medicamento e mais duas irmãs dela, que também tinham poucos meses de vida. Acredito, por conta disso, que não seja só coincidência.

Uma certeza eu tenho, jamais deixarei qualquer uma das minhas sobrinhas ou filhas (quando tiver) tomar tal medicamento, porquanto por obra do destino, ou por erro médico, tem levado as nossas crianças com tanta vida a ser vivida.

EMERSON MARINHO