Pages

16 setembro 2009

PROJETO COMEMORA OS 30 ANOS DA MEIA PASSAGEM DE SÃO LUÍS

By Emerson Marinho*

Hoje, 17 de setembro, faz exatos trinta anos que São Luís viveu um dos seus momentos mais memoráveis, a Greve da Meia Passagem ou a Greve de 79. Com direção do professor Coelho Neto, profissionais de comunicação e estudantes da Universidade Federal do Maranhão se debruçam diuturnamente para resgatar a historia deste que é considerado o maior triunfo da juventude do nosso Estado.


Ao longo de quatro meses já foram realizadas várias entrevistas com os personagens daquele dia fatídico. Muitos descrevem emocionados todas as atividades que foram realizadas ao longo de três anos enfrentando as forças de repressão representadas pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e pela ASI (Assessoria de Segurança e Informação) braço do SNI (Serviço Nacional de Informação) que vigiavam cada passo que davam aqueles que consideravam potenciais subversores da ordem. Segundo eles foram realizadas assembléias, abaixo-assinados e mobilizações em feiras, ruas e praças que serviram para mobilizar a população ludovicense em torno da luta pela meia passagem, tudo isso iria culminar com o embate do dia 17.

Também foram resgatados livros, jornais da época, produções acadêmicas que tratam do assunto com a finalidade de resgatar o mais fiel possível a realidade histórica. Dentre as principais peças que serão produzidas pela equipe do projeto dos 30 Anos da Meia Passagem estão: Um vídeo documentário que apresenta cronologicamente a história da meia passagem sendo narrada por quem viveu aquele momento histórico, e ilustrada por fotos históricas e trechos de filmes da época.

O livro-documentário, mais que contar a história daquele setembro de 79, faz um resgate do surgimento da meia passagem, contextualizando a história nacional, internacional e local para que se compreenda quais os fatores que levaram ao desencadeamento do embate que levaria à conquista da meia passagem.

Para o lançamento da campanha foi apresentado em definitivo o site dos 30 anos da meia passagem (www.meiapassagem.com.br) onde podem ser encontrada a descrição das peças dos projetos, um rico acervo fotográfico e filmetes com parte do depoimento de alguns dos principais personagens da meia passagem.

Nossos agradecimentos aos personagens da greve da meia passagem, conhecidos ou anônimos, pela conquista deste direito conseguido com muito suor, lágrima e sangue, mas que ainda hoje é desfrutado por jovens ricos e pobres que, por vezes, o utiliza sem saber da história de persistência e superação de jovens que sonhavam com um mundo mais justo, mais humano, mais democrático.

* Bacharel em Comunicação e produtor do Rádio Ciência