Pages

28 agosto 2009

CONGRESSO DE JORNALISTAS E RADIALISTAS DISCUTE CRISE

By Emerson Marinho*


A sexta edição do Congresso de Jornalistas e Radialistas do Maranhão acontece entre os dias 01 e 03 de outubro, no Rio Poty Hotel, trazendo este ano como principal temática “Crise (em comunicação) é oportunidade”. A matéria é bastante apropriada ao momento histórico em que passa o mundo, que ainda luta para se recuperar da pior crise econômica desde a Grande Depressão acontecida em 1929 decorrente da quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Como em toda crise, nem todos perdem, há para alguns a oportunidade de tirar proveito da situação transformando os aspectos negativos em positivos. E como a crise econômica afeta todas as áreas, a comunicação não poderia ficar de fora, pois as empresas de comunicação precisam das verbas publicitárias das grandes empresas que permitem manter-se em um negócio cada vez mais competitivo. E quando se fala em competição fala-se dos proprietários das empresas aos estudantes que pleiteiam entrar num mercado já saturado que forma todos os anos centenas de profissionais e que não apresenta qualquer resquício de expansão. Para poder ingressar neste mercado é preciso ter pelo menos uma das três “qualidades” a seguir: Q.I. (Quem Indica); ser extremamente competente, se destacando entre os demais; ou ser perspicaz para aproveitar das oportunidades, o que não parece nada simples.

Para discutir como se chegar a essas “oportunidades” se farão presentes ao Congresso: Ricardo Noblat, colunista do Jornal O Globo; Jorge Aboud, técnico da Eletrobrás; Eraldo Carneiro, gerente de Planejamento e Gestão de Comunicação da Petrobras; Luciano do Vale, jornalista e locutor da Sport Tv e Tv Band; Marlene Marchiori, Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University, dos Estados Unidos; e a repórter e correspondente global Sandra Passarinho (ainda a confirmar).

O tema do congresso incidirá sobre “A comunicação corporativa e o jornalismo em época de crise”, sem deixar de abordar, em conferências específicas, a crise que vive o jornalismo brasileiro com a decisão do STF de cassar o diploma de jornalistas.

* Bacharel em Comunicação Social pela UFMA e co-produtor do Rádio Ciência