Pages

16 outubro 2012

ELISIANE: PARA O CÉU OU PARA O INFERNO


Após a divulgação do comunicado de ex-candidata ao cargo de prefeita de São Luís, Elisiane Gama, de que estará neutra no segundo turno, houve uma enxurrada de declarações de apoio à atitude tomada por ela, como declarações contrárias.
O que vejo é o desespero dos dois candidatos e seus apoiadores por não ter a presença da Elisiane em seus palanques. Quando colocada de frente com os outros candidatos no debate produzido e transmitido pela Mirante, ela mostrou mais desenvoltura retórica e segurança em suas afirmações que todos os outros candidatos: que o Edivaldo com um discurso decorado e repetitivo;  o João Castelo com toda a sua “ixpiriência”; e até mesmo o Haroldo Sabóia, que descobriu uma gagueira depois de décadas de política. Consegui ver, como muitos ludovicenses, uma mulher que demonstrou ter fibra capaz de ir de encontro ao sistema e se manter à margem de interesses partidários. Elisiane mostrou que tem muito mais potencial que o Edivaldo Holanda que sempre me pareceu inseguro sendo fantoche do seu pai, que tem vasta experiência na política local. Entretanto foi muito bem representado pelos apoios políticos e empresariais, mas que vai interferir em sua governança, que por mais bem intencionado que esteja, estará comprometido pelos acordos agora firmados. Nós já vimos esse filme com o Lula e seus partidários que hoje figuram no noticiário nacional com o escândalo do Mensalão, tendo livrado o seu chefe maior para evitar com que todo o Sistema, montado e mantido por tantos anos, não acabe se implodindo e atingindo a gregos e troianos.
Sei também que a atitude da Elisiane pode ser fruto de atitude menos nobre, como a mágoa por não ter sido apoiada pelo Flávio Dino e grande parte da oposição, por ter sido preterida por conta de sua pouca experiência política ou manejo das politicagens existentes no nosso Estado, mas ainda assim é preciso ter coragem para romper com todo os esquemas imbricados em nossa política e acreditar que pode se sair ilesa.
Concordo que a atitude da candidata é uma faca de dois gumes, que pode ser vista como prepotente, mas também de ser considerada como coerente com os princípios defendidos desde o início da campanha. Mas como sabemos que o que vale na política são os acordos e as negociatas, Elisiane pode ter dado um tiro no pé na carreira política, mas com certeza deu um passo enorme em sua dignidade.

EMERSON MARINHO
DRT- 1813