Pages

10 setembro 2012

O BRASIL ESTÁ UM LIXO!


Esta semana ouvi uma conversa entre minha irmã e minha sobrinha enquanto a primeira ajudava nas atividades escolares da segunda. Ouvi, meio de soslaio, uma breve narração histórica da Independência do Brasil, desde o Dia do Fico, celebrado no dia 09 de janeiro de 1822, ao grito de Independência dado no dia 7 de abril do mesmo ano. A mais jovem, de apenas 11 anos de idade, após ouvir a narrativa concluiu: “não sei por que brigavam pelo Brasil, o nosso país está um lixo”. 

Aquele comentário me incomodou, e mais que incomodar me levou à reflexão. Como é que os jovens são o futuro do Brasil, se eles mesmos não acreditam no país? 

Indo mais a fundo em minhas reflexões passei a tentar compreender porque ela pensava assim, e não só ela, mas a nossa juventude. Concluí que isso é graças a milhares de informações que recebemos todos os dias, em rádios, jornais, tv e internet relatando a falta de compostura, de ética, de desvios de personalidade de nossos governantes, daqueles que outorgamos, por meio do voto, o direito de nos representar. Os mensalões, o dinheiro sujo de jogos ilegais, dinheiro na meia, na cueca, ou oriundos de propinas que tem pedidos de bênçãos por meio de orações grupais... são as notícias que nos fazem deixar de crer que ainda há gente honesta nesse país, ou que o futuro será diferente. 

Mas ainda tem fatos que nos revoltam sobremaneira, discussões acaloradas no Congresso Nacional para decidir se 1 real de aumento do salário mínimo não irá quebrar a Previdência Social, enquanto os dividendos dos nobres políticos, já são avultantes, são aumentados em quase 200% por cento na calada da noite de uma hora para outra sem qualquer questionamento. Ou então, a rotina de um trabalhador braçal que tem que acordar cedo, pegar duas, três conduções diárias para chegar ao trabalho, se desdobrar em dois para continuar construindo o nosso país em longas 8h, 9h diárias, por vezes, 6 dias na semana e no final do mês receber míseros R$ 622,00, enquanto um presidiário recebe auxílio reclusão no valor de R$ 915,05, para muitos, um incentivo à criminalidade. Ou saber que para cada obra construída com recursos públicos, um terço é desviado pelos gestores, esse rombo nas contas públicas que daria para pagar um salário digno aos brasileiros, quando descoberto, nunca retorna ao erário público e ninguém é responsabilizado. 

Como crer que o país é uma nação que dará certo quando aqueles que nos representam, que são os selecionados, os escolhidos, em tese, por serem exemplo, por serem modelo, já vieram com defeito de fábrica? Já tem no sangue que corre em suas veias o vírus da esperteza, da corrupção, do egoísmo exacerbado, da falta de ética e de compromisso com os bens públicos? 

Continuando a conversa citada no início desta narrativa, minha irmã tenta de forma tímida, certa defesa à nossa pátria, dizendo que naquela época o Brasil era bastante “desejado” por outros países, principalmente por Portugal, de quem era colônia de exploração. De imediato me veio a imagem de um verdadeiro brasileiro, D. Pedro I, claro, brasileiro de coração, pois mais que muitos brasileiros, lidou com ameaças revolucionárias e insubordinação das tropas portuguesas ficando contra a sua pátria mãe e se colocando ao lado do Brasil, dos brasileiros. Quem sabe até mesmo os caras pintadas, que mesmo sendo massa de manobra, saíram às ruas porque acreditavam em um país diferente. 

O que vemos hoje é um país de povo apático, subjugado ao julgo dos poderosos da mídia, do poder econômico e social, que se contentam com tão pouco, mas que se acham espertos quando deixam de devolver o troco quando foi passado a mais; quando fazem gambiarras para furtar água ou energia; sonegar impostos; ou trocar o voto por cesta básica, um calçado, ou uma dentadura. 

O Brasil é um país, é um pedaço do paraíso que não deu certo, pelo menos é isso que querem que acreditemos. 

Mesmo não tendo uma justa divisão de renda, temos a 6ª economia do mundo, tanto que a crise econômica que abalou o mundo no final dá última década e início desta, não promoveu grandes problemas por aqui; temos um dos modelos de saúde pública mais modernos do mundo, apesar de ainda não funcionar a contento; temos um clima e solo extremamente favoráveis à agricultura e agropecuária, como já dizia Pero Vaz de Caminha, “aqui em se plantando, tudo dá”, um local propício ao comércio, tanto que muitas indústrias estão se instalando no país, etc., etc., etc. O Brasil é um país próspero, mas mal administrado. 

Admiro o patriotismo de nações como os Estados Unidos que incentivam o patriotismo, não só esporte, mas também na política, na economia, em seus heróis, em suas manifestações culturais. 

O nosso Brasil é o país do luxo, do futuro, da prosperidade, da esperança, mas a nossa visão turvada, que transforma ao inverso o que vemos, o muda em lixo e nos cega das belezas e riquezas naturais e transforma o povo ordeiro, honesto, trabalhador em Carlinhos, Sarneys, Lulas e tantos outros que nos tiram o orgulho de filhos desta terra varonil. 

O nosso país hoje não é mais visto lá fora como o país da impunidade, da prostituição, e de refúgio de bandidos, podemos ver isso nas telas do cinema, ou nos periódicos internacionais, é admirado pelos estrangeiros, mas essa admiração não chega aos brasileiros que insistem em pensar que o nosso país não é o país do futuro e que bom mesmo é a casa do vizinho. 


EMERSON MARINHO 
Radialista Profissional 
DRT: 1813