Pages

15 setembro 2013

COM ARROGÂNCIA, OBAMA DESAFIA A ONU

“Se a diplomacia falhar, os EUA estão preparados para agir”
Não é de hoje que os Estados Unidos se declaram como os "paladinos da justiça e dos bons costumes", interferindo na vida política e na cultura de vários países. A justificativa é por manter a ordem e a paz no mundo, protegendo os considerados vulneráveis. Por traz de todo esse discurso, sabe-se há interesse econômico de todas as ordens, principalmente quando vemos quais são os países atacados pelos Estados Unidos, aqueles que tem grande riqueza econômica podendo interferir na estabilidade da economia mundial.

É de abismar ver a arrogância do governante daquele país considerar-se acima do bem e do mal, acima da própria ONU, organização internacional criada em 1945 com o objetivo de "facilitar a cooperação em matéria de direito internacionalsegurança internacionaldesenvolvimento econômicoprogresso socialdireitos humanos e a realização da paz mundial".

A alegação da invasões, ataque com armas químicas a civis, talvez não justificasse uma ação ofensiva da forma como os Estados Unidos querem realizar na Síria, digo "talvez não justificasse" por lembrar da ação, a meu ver, desastrosa no Iraque que resultou na prisão e no enforcamento de Saddam Hussein, em dezembro de 2006, acusado do assassinato de cerca de 150 xiitas iraquianos em 1982.

A ofensiva, a guerra instaurada naquele país, levou à morte de mais de 74 mil mortes nos 10 anos do início da invasão até hoje. Se o ditador, Saddam, foi condenado à morte, qual deveria ser a condenação para o responsável por essa mortandade? Se até mesmo no caos há ordem, acredito que por pior que fosse o ditador do Iraque, mantinha a ordem e grande respeito conquistado com mão de ferro, tanto que ainda hoje ele tem muitos admiradores.

A invasão ao Iraque ou agora à Síria deve ser muito bem pensada, levando-se em conta as várias questões inerentes aos povos que habitam aquele território e os vários "povos" envolvidos nessa guerra. Invadir o país com a "boa intenção" de proteger os vulneráveis pode trazer consequências desastrosas como a do Iraque.

A principal indagação que hoje perdura é saber de que serve a ONU, porquanto Barack Obama declarou recentemente: “Se a diplomacia falhar, os EUA estão preparados para agir”. Engana-se se pensarmos que essa situação pouco nos interessa, ou interfere no nosso dia-a-dia, basta lembrar das invasões americanas na amazônia e na tentativa de apropriação do território; além do suposto envolvimento do Tio Sam nas explosões de foguetes na base maranhense de Alcântara. Chegou o momento de cortar a asas desse monstro ou em breve nos depararemos em breve com a "besta fera do Apocalipse". 

EMERSON MARINHO

Veja a notícia completa: 
 
OBAMA “SE A DIPLOMACIA FALHAR, OS EUA ESTÃO PREPARADOS PARA AGIR”

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama falou em “consequências” caso o regime sírio falhe em cumprir os prazos estimados para a destruição do arsenal de armas químicas.

Um documento assinados pelos EUA e a Rússia, no sábado, estipularam que a Síria entregaria todos os detalhes do seu armamento dentro da próxima semana, sendo que o mesmo seria eliminado em meados de 2014. Se o país árabe não cumprir o cronograma adiantado pelas duas superpotências, o acordo poderá ser reforçado pela ONU, através do uso da força.

No entanto, a BBC indica que Obama se reserva a entrar em ação sem o consentimento da Nações Unidas. “Se a diplomacia falhar, os EUA estão preparados para agir”, disse. O chefe do governo americano indicou ainda que este é um “passo importante” e que a Síria deve se “responsabilizar pelos seus compromissos públicos”.

Recorde-se que os Estados Unidos acusam o regime sírio de ter assassinado centenas de pessoas através do uso de gás venenoso, na zona este de Damasco, a 21 de agosto. O presidente sírio Bashar al-Assad já negou as acusações, atribuindo o atentado a forças rebeldes.

FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO