Pages

24 outubro 2012

O QUE NINGUÉM FALOU SOBRE O DEBATE DA MIRANTE AM


Após o debate realizado na manhã desta terça-feira, 23, entre os candidatos a prefeito de São Luís em segundo turno, Edivaldo Holanda Jr. e João Castelo, promovido pela Rádio Mirante Am e mediado pelo jornalista Roberto Fernandes, muitos comentários foram feitos apontando críticas aos dois candidatos pelo nível do debate aonde procuraram mais fazer acusações do que apresentar propostas.
No entanto, o que ninguém falou é que a principal culpada pelo desastre do debate foi a própria Mirante com o seu “modelo” pouco “convencional”, “criativo” e funcional.
De acordo com a especialista em Comunicação Social e pesquisadora na Universidade Nova de Lisboa, Janaína Leite, na obra "Os presidenciáveis no ringue eletrônico" em um debate verdadeiro deve haver “(1) um confronto, (2) em tempo igual e adequado, (3) entre opositores de mesmo nível, (4) com temática pré-definida e declarada (5), para conquistar a audiência”.
Os organizadores do debate cometeram um grande equívoco (quiçá não tenha sido opcional, o que não duvido) quando não direcionaram as perguntas dos candidatos para que houvesse um “debate” de nível, pelo contrário foi montado um ringue aonde os candidatos foram jogados como gladiadores, como era feito na Roma Antiga aonde os cristãos eram jogados aos leões, e salve-se quem puder.
No início foi dado tempo para as declarações de aberturas dos dois candidatos com uma indagação bem oportuna “porque você quer ser prefeito de São Luís? O que coube a cada um responder como bem lhe aprouvesse. Em seguida foi aberto espaço para que os dois candidatos fizessem perguntas com tema livre entre si, o que foi repetido no terceiro bloco. Aqui aconteceu o grande problema do Debate, tanto que o Castelo trouxe recorrentes vezes a indagação sobre o vídeo que circulava pela internet e que foi divulgado pelo programa de tv, no dia anterior, e fugiram ao objetivo do evento que era apresentar e avaliar as propostas de melhoria da cidade para os próximos quatro anos. O resultado foram agressões mútuas que acabou sobrando para os familiares.
No entanto, houveram dois momentos importantes no debate, e talvez os únicos, para quem esperava um debate de alto nível, quando no segundo e quarto blocos os internautas fizeram perguntas com temas pré-selecionados.

Emerson Marinho
DRT: 1813