Pages

23 agosto 2009

PRÊMIO FAPEMA EM SUA 5ª EDIÇÃO

By Emerson Marinho*

         A Fapema vem pelo quinto ano consecutivo lançar edital para mais uma edição do seu prêmio. O tema deste ano é “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão”. O objetivo do prêmio vem sendo mantido: “reconhecer a capacidade técnico-científica de estudantes e profissionais maranhenses”. Nas quatro primeiras edições do prêmio Fapema pôde-se comprovar o alto nível das pesquisas e a grande participação de pesquisadores que só veio a crescer com o passar dos anos.
         
         Em 2009 são várias as novidades trazidas pelo prêmio, novidades que não considero como positivas. Uma das que chama a atenção de quem já participou nas quatro edições anteriores, é que agora “cada candidato poderá participar somente com um trabalho por modalidade” o que acredito limitar o fomento da produção de um número maior de pesquisas. 


         Uma das justificativas poderia ser a maior qualidade que um cientista pode empregar a uma só pesquisa, mas em contrapartida refreia o espírito criativo de quem deseja participar do concurso com um número maior de trabalhos. É fato que um número grande de trabalhos apresentados não é sinônimo de qualidade das produções, entretanto, um pesquisador tem mais chances de acertar no gosto dos jurados se enviar as suas várias produções, e como são poucos os espaços para a divulgação científica no Estado seria uma excelente oportunidade para que os pesquisadores dessem visibilidade às suas pesquisas.


         O que causa bastante surpresa é o Prêmio Fapema vir a acontecer, já que a instituição promotora (FAPEMA) teria surgido no governo do atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em 1991, colocando o Maranhão no seleto grupo dos Estados do nordeste que congregavam uma Fundação de Amparo à Pesquisa; mas viria a ser extinta no governo da atual governadora no ano de 1998 por conta de uma modernizadora reforma administrativa. 


         Esta atitude, como era de se prever veio refrear em muito as produções e o fomento das pesquisas científicas no Estado. E como se pode perceber pelos números do IDH do nosso Estado referente à educação, a educação nunca foi prioridade no governo da que chamam oligarquia Sarney, o que tem mantido o Estado com um dos piores indicies de desenvolvimento humano, principalmente o educacional.


         O tema deste ano pode ser encarado como de caráter mais político que social, isto fica bastante evidente quando se compara aos outros anos como em 2008 que trazia a temática: “Meio Ambiente: Manejo e Sustentabilidade dos Recursos Naturais”. Como a preocupação agora é divulgar os “milhares” de empregos que serão gerados direta e indiretamente através da Refinaria, o prêmio, mais que um incentivo à pesquisa seria um meio de fazer a divulgação deste “grande” empreendimento.


         Ainda assim, o Prêmio Fapema é uma excelente oportunidade para que os cientistas possam, mais que concorrer aos prêmios, ter a oportunidade de divulgar as suas pesquisas, de mostrar o resultado de semanas, meses, ou mesmo anos de trabalho, muitas vezes sem apoio de qualquer tipo, mas que visam atendem às necessidade da população.


         Estudantes, pesquisadores e professores de instituições de ensino e pesquisas públicas ou privadas, sediados no Estado podem realizar as suas inscrições até o dia 28 de setembro no próprio site da instituição (http://www.fapema.br/site2009/) concorrendo às seguintes categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalista Científico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano. Os valores dos prêmios variam entre R$ 1.800,00 e R$ 5.800,00, dependendo da categoria.

* Bacharel em Comunicação pela UFMA e co-produtor do Rádio Ciência da Rádio Universidade FM