Pages

23 agosto 2009

SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INCENTIVA NOVOS PESQUISADORES

By Emerson Marinho*

Entre os dias 19 e 25 de outubro acontece nas principais capitais do país a Semana da Ciência e Tecnologia, que tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT e das diversas instituições de ensino públicas e particulares, além de outras envolvidas com a ciência, pesquisa e inovação tecnológica.

Com o tema “Ciência no Brasil” o evento pretende chamar os jovens e as crianças a desbravarem o mundo da ciência e tecnologia e levar estes a perceberem qual a importância da C&T para cada cidadão e, consequentemente para todo o Brasil. A outra proposta da Semana é homenagear cientistas brasileiros que foram ou são destaque na área. Esta homenagem será realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com a exposição de painéis e trabalhos que se destacaram no ano.

No Maranhão a Semana será promovida pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia em parceria com a as Universidades Federal, Estadual, o IFET e o Ceuma, os órgão do Sistema S, como o SEBRAE, SENAI, SESI, além de outras entidades. As atividades acontecerão nos vários campi da UFMA, da UEMA e do IFMA e no Convento das Mercês.

Ao longo dos cinco anos de existência a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia vem desempenhando um papel fundamental na divulgação da C&T para os outros setores da sociedade, despertando nos jovens, futuros cientistas o gosto pela ciência. Isso é importante porque percebia-se que nos últimos anos o número de crianças e jovens interessadas no tema vinha diminuído vertiginosamente, o resultado disso era a pouca demanda humana para produção de pesquisas, que já vinha sofrendo, como ainda sofre, com os poucos investimentos.

Nos últimos anos esta realidade vem aos poucos mudando. Não pode-se dizer que a Semana seja a principal razão desta mudança, mas ela surge como uma iniciativa importante para que outros possam se empenhar em incentivar a prática da C&T que muito contribui para o desenvolvimento de um país.

Homenagear a cientistas que se destacaram nacionalmente com pesquisas realmente relevantes à sociedade só vem incentivar a que outros pesquisadores busquem se aperfeiçoar para também alcançar reconhecimento com suas pesquisas. Como há pouco apoio e investimento na área a iniciativa viria como mais um incentivo aos pesquisadores resultando em benefícios a todos nós.

* Bacharel em Comunicação Social pela UFMA e Co-produtor do Rádio Ciência da Rádio Universidade