Pages

15 julho 2013

A GLOBO SE RENDE ÀS CRÍTICAS DECLARADAS CONTRA O PT

Não é segredo, ou mesmo novidade que a maior e mais poderosa Tv da América Latina apoia a Direita. Isso é explicável, pois ela nasceu na época da Ditadura, “financiada” pelos Militares e durante todo esse tempo, até quando a Direita esteve no poder, viveu às custas, quase que exclusivamente, de recursos oriundos dos cofres públicos por meio dos anúncios publicitários.
No entanto, sempre tentou mostrar-se, em nome do bom jornalismo, imparcial, mesmo não conseguindo, para boa parte dos telespectadores.

Entretanto, nesta semana, depois de alguns anos sem acompanhar o jornalismo viciado da Toda Poderosa, gastei meu tempo assistindo o Programa do Jô, uma cópia escrachada dos programas norte-americanos, que lá faz muito sucesso. O apresentador chama 5 jornalistas (mulheres) para falar sobre a situação política do país (lê-se, a crise do PT, como colocado). Uma das jornalistas era a Liliam Vitifibe, por quem durante algum tempo mantive grande respeito e admiração. Em meio às perguntas dirigidas que insinuavam que o PT estava em crise e, nas entrelinhas, que o governo do PSDB deixou saudades, se viu como o apresentador estava voltado a passar para o público que o Partido dos Trabalhadores, e a Presidente Dilma Rousseff é a grande responsável pela crise na saúde, segurança, educação, etc. que impera no país. Se fizermos um exercício mental da história do nosso país, vamos lembrar: a crise é crônica e já existe desde que o Brasil é Brasil.

Um dos momentos que mais me chamou a atenção, foi quando Jô Soares pede para as jornalistas se calarem, pois estavam em uma pequena discussão provocando uma pequena balbúrdia, dizendo: Vamos parar com essa bagunça aqui. Vou passar a palavra para a Liliam. Isso porque ela é a que se mostrava mais crítica ao PT ao lado do apresentador. As outras jornalistas se mostravam mais imparciais e faziam suas críticas mais sensatas afirmando que não era bem como eles estavam afirmando.

Lembremos que foi a Rede Globo a grande responsável pela eleição do ex-presidente, Fernando Collor de Melo, trabalhando a imagem dele como um cidadão jovem e capaz de mudar a História da nossa política, e foi essa mesma emissora a responsável pelo impeachment do ex-presidente, quando incentivou os caras pintadas a ir às ruas e pedir a saída do presidente. Hoje, após 10 de esquerda no poder, e o fim dos privilégios da emissora, viram uma oportunidade de manipular a massa que hoje vai às ruas, para pedir a saída da presidente (mesmo isso ficando nas entrelinhas).

Não estou a defender o PT, pois não sou filiado a qualquer partido político e faço várias críticas ao partido principalmente depois do Mensalão, mas não é justo demonizar pessoas por uma crise, que infelizmente chega com força em nosso país, quando no governo Lula parecia, a este na época, que chegaria ao nosso país apenas como uma “marolinha”.


EMERSON MARINHO